[pt] VIII Fórum Social Panamazônico (FOSPA)

O +1C@fé em parceria com a Rádio A Nave realizou um programa especial direto do VIII Fórum Social Panamazônico (FOSPA), que ocorreu na cidade de Tarapoto, no Peru. O evento teve a proposta de reunir indígenas, quilombolas, ribeirinhos e comunidades tradicionais que vivem na Amazônia. Ao todo, cerca de 2 mil pessoas dos nove países que cortam a maior floresta tropical do mundo participaram do encontro que debateu sobre alternativas para um novo modelo de desenvolvimento.

Além de discutir os impactos socioambientais gerados pela globalização, o Fórum também foi um espaço de integração cultural entre os povos da floresta. Toda a riqueza de cores e sotaques mostrou a diversidade presente na Amazônia. Aproveitamos a oportunidade e nos integramos neste caldeirão cultural.

Conversamos com Rafael Pindard, integrande do Movimento de Descolonização e Emancipação Social  (MDES), da Guiana Francesa sobre a situação do país de 300 mil pessoas que segue, em pleno século 21, em situação de ‘colônia’ da França. Pindard contou no programa sobre como é ser um país que vive sob as regras da União Europeia dentro da América do Sul e destacou os motivos que fazem com que os franceses não queiram abrir mão da Guiana.

Nossa segunda convidada vive numa comunidade tradicional chamada Mazagão Velho, localizada no interior do estado do Amapá. Joseane Calazans é
professora e historiadora. Ela realiza um trabalho de resgate da memória do seu povo junto com a comunidade que se tornou referência na região.

Mergulhe neste universo amazônico com a gente!
Ouça e compartilhe!

Download: mp3 | ogg

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *